Cursos Regulares

Os Cursos Regulares são destinados a jovens a partir de 16 anos completos, com ensino médio completo ou em andamento, visando sua profissionalização nas artes coreográficas.

A duração é de 2 (dois) anos, totalizando 1.600 horas por curso, dividido em módulos semestrais com aulas teóricas, práticas, atividades curriculares extraclasses complementares denominados Territórios Culturais (eventos abertos à população, visita a museus, idas ao teatro, cinema, residência artística).

Coordenação de Área | Junior Oliveira

As inscrições para as novas turmas dos Cursos Regulares para 2023 estão abertas até 30/11. Mais informações em https://www.spescoladedanca.org.br/processo-seletivo/#1645048562629-9a4f60eb-c554 

curso dança e performance são paulo escola de dança
Foto: Iari Davies

Dança e Performance

Este curso tem como objetivo formar profissionais da dança – bailarino/intérprete, criador/performer – para atuarem em companhias e grupos de dança de repertório e/ou coletivos que pesquisam sua própria linguagem de movimento a partir de técnicas de dança contemporânea e do recorte epistemológico da performance.

O curso desenvolve propostas práticas, nas quais o futuro profissional busca desenvolver a capacidade de análise de um trabalho coreográfico, no âmbito da Performance, identificando diferentes qualidades de movimento e formas de expressão, além de expor suas ideias sobre o próprio trabalho.

Mercado de trabalho: companhias de dança, núcleos artísticos, outras produções independentes e organizações sociais.

Coordenação | Flavio Lima

Técnicas da Dança (Clássica, Moderna e Contemporânea)
Foto: Iari Davies

Técnicas da Dança (clássica, moderna e contemporânea)*

Este curso tem como objetivo formar profissionais da dança – bailarinos/dançarinos – para atuarem em companhias e grupos de dança de repertório e/ou coletivos, a partir de técnicas e linguagem de movimento de danças clássica, moderna e contemporânea.

Além de conteúdos relacionados ao corpo e movimento, o curso busca o desenvolvimento da consciência corporal e de habilidades técnicas e expressivas, percorrendo estudos sobre: tempo, frase, ritmo e duração do movimento; estruturação do movimento no espaço; anatomia e fisiologia do movimento.

Mercado de trabalho: companhias de dança, núcleos artísticos, outras produções independentes e organizações sociais.

* Curso com início em 2023

curso dramaturgia da dança são paulo escola de dança
Foto: Iari Davies

Dramaturgia da Dança (dramaturgia, coreografia, direção e sonoplastia) / Coreografia ( dramaturgia, coreografia, direção e sonoplastia)

Estes cursos destinam-se à formação de profissionais – coreógrafos, dramaturgistas e diretores – capazes de desenvolver atividades ligadas à criação e à execução artística da dança, para atuar em companhias de dança, núcleos artísticos e outras produções independentes no ecossistema da Dança.

Os cursos preparam os profissionais para serem capazes de dominar diferentes processos criativos, gêneros e estilos de composição cênica para a dança, com técnicas de criação e preparação corporal e musical, elaborando recursos coreográficos em diferentes espaços, formatos e mídias através da dança, como instrutores ou arte educadores em espaços não formais.

A partir desta formação, o estudante deverá estar apto a desenvolver, pesquisar e estruturar espetáculos de dança; compreender os elementos simbólicos que constituem dramaturgicamente a cena, como: coreografia, objetos cenográficos/cenário, figurino, sonoridade; assim como redigir e organizar pensamentos conceituais relacionados à dança, corpo e práticas de pesquisa, de forma a organizar a dramaturgia da cena.

Mercado de trabalho: companhias de dança, núcleos artísticos, produções independentes e organizações sociais.

Coordenação | Luiz Anastácio

curso figurino dança são paulo companhia de dança
Foto: Marcelo Machado

Figurino na Dança

Este curso destina-se à formação de profissionais aptos à elaboração do “traje para a cena”, que poderão atuar em companhias e núcleos artísticos de dança, assim como de forma independente, no teatro, ópera, musicais e outras áreas das artes cênicas.

O curso aborda elementos de significação cênica a partir do corpo, utilizando conceitos preestabelecidos na história da arte e indumentária, com o olhar para o contemporâneo e culturas dissidentes, bem como os conceitos de emancipação territorial e cultura antirracista e anticapacitista, relacionando-os com a direção de arte, coreografia, espacialidade e o corpo a ser emoldurado, entendendo sua individualidade e necessidades específicas na relação com outros corpos e espaços.

Mercado de trabalho: companhias de dança, núcleos artísticos, produções independentes, moda, TV e organizações sociais.

Coordenação | Teresa Abreu
Professora | Cintia Félix

Foto: Iari Davies
Foto: Iari Davies

Multimídias para Dança

Este curso destina-se à formação de profissionais interdisciplinares capazes de pesquisar e investigar o processo de criação em multimídia, produzir modos de comunicação digital, estudar técnicas de criação em audiovisual e projeção, desenvolver espaços virtuais, e desenvolver consciência corporal para a manipulação e criação multimídia.

O curso de Multimídia para Dança visa atender à demanda atual do mercado de dança nos aspectos referentes às relações entre as linguagens da dança e a expectação mediadas por tecnologia. Para tanto, o curso aborda processos criativos e técnicos que possuam relações mediadas por mídias digitais.

Mercado de trabalho: companhias de dança, núcleos artísticos, outras produções independentes, comunicação audiovisual, arquivos digitais, produção multimidia e organizações sociais.

Coordenação | Élder Sereni Ildefonso
Professora | Luana Diniz

curso produção e gestão cultural são paulo escola de dança
Foto: Marcelo Machado

Produção e Gestão Cultural

Este curso destina-se à formação de produtores culturais para atuarem na realização de projetos artísticos e culturais para companhias ou núcleos de dança e outros grupos artísticos. Em sintonia com as tendências do segmento e a contemporaneidade, o curso aborda os conceitos de cultura, diversidade e identidade não pactuados com o referencial hegemônico e eurocêntrico.

Com ênfase no planejamento estratégico, elaboração de projetos, produção executiva, captação de recursos, gestão financeira e avaliação sistêmica, o estudante terá uma formação conectada com os desafios de produzir e empreender com sustentabilidade na área cultural e sobre o potencial protagonismo da dança na economia criativa e cultura digital.

Mercado de trabalho: companhias de dança, núcleos artísticos, outras produções independentes, grupos de artes cênicas, publicidade e organizações sociais.

Coordenação | Flip Couto
Professora | Adriana Celi

Foto: Charles Lima
Foto: Charles Lima

Teatro Musical (jazz dance, sapateado, canto e interpretação)

Este curso tem como objetivo formar profissionais da dança – bailarino/intérprete do canto e da cena para atuar em produções de musicais, dança, mercado publicitário, televisão e entretenimento, nos três segmentos artísticos que estruturam o musical: dança, canto e atuação, a partir de técnicas específicas. O curso – com ênfase em dança – desenvolve propostas práticas e multidisciplinares como instrumento de aprendizado e desenvolvimento criativo de montagens, criações e remontagens de obras do gênero.

Mercado de trabalho: produções de musicais, dança, mercado publicitário, televisão e entretenimento.

X