Cursos Regulares

Os Cursos Regulares são destinados para jovens a partir de 16 anos completos, com ensino médio completo ou em andamento, visando sua profissionalização nas artes coreográficas. A duração é de 2 (dois) anos, totalizando 1.600 horas por curso, dividido em módulos semestrais com aulas teóricas, práticas, atividades curriculares extraclasses complementares denominados Territórios Culturais (eventos abertos à população, visita a museus, idas ao teatro, cinema, residência artística).

Coordenação de Área | Junior Oliveira

As inscrições para os Cursos Regulares estão encerradas. Informações podem ser conferidos em www.spescoladedanca.org.br/processo-seletivo/.

Dança e Performance

Dança e Performance

O curso de Dança e Performance pretende criar possibilidades corporais que ampliem e ajudem o processo de criação, exploração e organização do pensamento e do movimento, apresentando ferramentas que organizem os desejos coreográficos de cada intérprete. O curso pretende desenvolver a criatividade, a autonomia e a capacidade de explorar e diversificar a linguagem pessoal, possibilitando que o aprendiz se aproprie de ferramentas que serão utilizadas para integrar o elenco de uma companhia de dança ou criar suas composições de forma autoral e independente a partir de temas relacionados a questões sociais, culturais, comportamentais e cotidianas.

Coordenação | Flavio Lima
Professores | Joceline Gomes

Dramaturgia da Dança

Dramaturgia da Dança

O curso destina-se à formação de coreógrafos e profissionais para atuarem em companhias de dança, núcleos artísticos e outras produções independentes na área das artes cênicas. Dramaturgia da Dança será desenvolvida basicamente em dois segmentos: o experimental e o teórico. Os conceitos e argumentos para o segmento de Dramaturgia da Dança se apoiam na necessidade de refletir e dar a ver novas perspectivas a respeito das estéticas e poéticas que representam desejos e fazeres cênicos e coreográficos PLURAIS na contemporaneidade da dança brasileira.

Coordenação | Luiz Anastácio
Professores | Tatiana Avanço

Figurino

Figurino da Dança

O curso destina-se à formação de profissionais aptos para elaboração do “traje para a cena”, podendo atuar em companhias, núcleos artísticos de dança e de forma independente no teatro, ópera, musicais e outras áreas das artes cênicas. Abordará elementos de significação cênica a partir do corpo, utilizando conceitos preestabelecidos na história da arte e indumentária, com o olhar para o contemporâneo e culturas dissidentes, bem como os conceitos de emancipação territorial e cultura antirracista e anticapacitista, relacionando-os com a direção de arte, coreografia, espacialidade e o corpo a ser emoldurado, entendendo sua individualidade e necessidades específicas na relação com outros corpos e espaços.

Coordenação | Teresa Abreu
Professores | Cintia Félix

Multimídia

Multimídia para Dança 

Curso de natureza interdisciplinar que pretende unir tecnologia de ponta com o que existe de mais artesanal na maneira de usar a linguagem digital no contexto da produção artística em dança. Um curso abrangente e integrado que dará uma formação ampla, trazendo ao mercado profissionais prontos para codificar experiências em danças em diálogo com a linguagem digital, a partir de vivências corporais por meio de técnica somática, como forma de avolumar o sentido de presença cênica, quando a dança interage com o multimídia.

Coordenação | Élder Sereni Ildefonso
Professores | Luana Diniz

gestão cultural

Produção e Gestão Cultural

O curso destina-se à formação de produtores culturais para atuar na realização de projetos artísticos culturais para companhias ou núcleos de dança e outros grupos artísticos. Em sintonia com as tendências do segmento e a contemporaneidade, o curso aborda os conceitos de cultura, diversidade e identidade não pactuados com o referencial hegemônico e eurocêntrico. Com ênfase no planejamento estratégico, elaboração de projetos, produção executiva, captação de recursos, gestão financeira e avaliação sistêmica, o aluno terá uma formação conectada com os desafios de produzir e empreender com sustentabilidade na área cultural e sobre o potencial protagonismo da dança na economia criativa e cultura digital.

Coordenação | Flip Couto
Professores | Adriana Celi

X