Equipe Educacional

SUPERINTENDÊNCIA PEDAGÓGICA E EDUCATIVA

José Simões

É professor, encenador e pesquisador nas áreas da sociologia do teatro e pedagogia do teatro, diretor teatral e dramaturgo. Graduado em artes cênicas pela Unicamp (1992); mestre em Comunicação e Semiótica PUC-SP (2001); doutor em artes pela USP (2007) e pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra (2010) e pela Fundação Carlos Chagas (2017). Coorganizador do Léxico da Pedagogia do Teatro e do livro Cidade e Espetáculo: A cena teatral luso-brasileira contemporânea. Foi secretário da Cultura e da Educação do município de Sorocaba, além de professor, pesquisador, coordenador e responsável pela implementação do primeiro curso de licenciatura em Teatro Universitário da região metropolitana da cidade, na Uniso. Foi professor adjunto da Faculdade de Educação da UFMG. Em Portugal, atuou como pesquisador e avaliador de projetos teatrais pela Direção Regional de Cultura Centro-Coimbra (2008-2009). Ao longo da carreira acadêmica, produziu artigos científicos e relatórios de pesquisa, com participação de centenas de seminários, congressos e outros eventos ligados ao teatro, cultura e educação.

CURSOS REGULARES

Coordenador de Área

Junior Oliveira
É artista, produtor e gestor cultural licenciado em Dança pela UFBA (2014). É vice-diretor da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia e professor com vasta experiência no ensino-aprendizado das técnicas de balé clássico (método Royal Academy of Dance) e jazz dance desenvolvida a partir do projeto Workdance – Trabalho em Dança, que consiste na realização de oficinas de aprimoramento técnico e artístico direcionado para a formação de estudantes/artistas da dança de cidades do interior do Estado da Bahia. É reconhecido no cenário da dança por desenvolver, articular e produzir inúmeras proposições artísticas relacionadas à dança, ao teatro e a performances na cidade de Salvador e no interior do Estado da Bahia. Suas performances e produções coreográficas se deram em parceria com escolas e companhias de dança na cidade de Salvador e com os projetos Cena Queer, que aborda temáticas relacionada à identidade, gênero e sexualidade, Núcleo Vagapara, Dança Cover e Cruzamentos, projeto que consiste em reunir artistas de diferentes contextos do Brasil cujos trabalhos podem se aproximar por algo em comum.

Coordenador do Curso de Dança e Performance

Flavio Lima

Artista da dança, pesquisador, professor de dança e coreógrafo, interessado em processos colaborativos de criação em dança. Mestre e doutorando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas/SP e Pós Graduação no Programa Didático Pedagógico de Modalidade a Distância UNIVESP/UNICAMP. Formado em balé clássico com especialização no Ballet Nacional de Cuba – Havana no ano de 1992. Estudou de 2008 a 2010 nos cursos livres da London Contemporary Dance School – Inglaterra. Integrou o elenco do Balé da Cidade de São Paulo entre 1993 e 2007, quando atuou como solista nas principais produções da companhia no período. Como professor convidado desde 2015 tem ministrado a disciplina de dança moderna – contemporânea para o programa de formação em dança no Projeto Núcleo Luz. Foi Orientador em dança no Programa Vocacional Dança da SMC e no Programa Qualificação em Dança – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Em 2021 como bolsista PED Programa Estágio DiscenteUnicamp, ministrou aula de técnica de dança contemporânea para os alunos do curso de Graduação em dança e Expressão Corporal para os alunos da Graduação e Licenciatura do curso de música.

Coordenador do Curso de Dramaturgia da Dança

Luiz Anastácio

Formado em dança, pós graduado em antropologia e cultura africana, pós graduado em diversidade cultural, extensão em filosofia africana, coordenador do curso de dança da ETEC de Artes, fundador e coreógrafo do grupo Ewé. Desde 2010 desenvolve trabalhos e pesquisa em Dança em países africanos como: África do Sul, Benin e Senegal. Se apresentou como bailarino e coreógrafo em todo território Brasileiro, e no exterior em todos continentes. Estudou dança em diferentes países: Senegal, Benim, França, Croácia, Áustria, Portugal,Alemanha, EUA, Panamá e Colômbia. Coordenou o projeto coreográfico “Brasil Croácia Idas e Vindas” no Festival Internacional de Split. Escritor, autor dos livros “Quando minha escrita na dança se tornou preta” e “Da Silva os que ficaram e os que voltaram”.

Coordenador do Curso de Produção e Gestão Cultural

Flip Couto

É performer, curador, mediador cultural e educador. Formado no curso de Gestão e Produção Cultural pelo Senac-SP (2013) e em Managing the Arts: Cultural Organizations in Transition pelo Goethe Institut (2016). Há mais de 20 anos pesquisa a cultura urbana e contemporânea e provoca através de seus trabalhos discussões sobre raça, classe, gênero e saúde, contribuindo para a discussão em torno de assuntos como diversidade, educação antirracista e inclusão em diálogo
com as comunidades Ballroom e Hip Hop LGBTQIA+. Idealizador do Coletivo AMEM (2016), membro da House Of Zion (2016), cofundador da Aliança Pró-Saúde da População Negra (2018) e diretor criativo da Agência Voadoras (2020). Integrou o elenco da Cia Discípulos do Ritmo (2001-2015) e Cia. Sansacroma (2016-2020). Atuante na Cultura Hip Hop desde 1999, é um dos pioneiros da dança Locking no Brasil, tendo colaborado com diferentes grupos e artistas, com destaque para
Chemical Funk, D-Efeitos e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e cantores como Criolo, Fabriccio e Jup do Bairro. Recebeu os prêmios APCA 2018 na categoria Difusão e Memória pelo Festival Vozes do Corpo, com a Cia. Sansacroma, e o Prêmio Denilto Gomes de Dança 2019 na categoria Olhares para Estéticas Negras e de Gênero na Dança por seus trabalhos junto à comunidade negra LGBTQIA+.

Coordenadora de Territórios Culturais

Talita Bretas

É produtora, gestora cultural, bailarina e professora. Pós-graduada em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC (2012) e em Museologia pela Universidade Cândido Mendes (2020). Graduada em Dança com especialização em Produção Cultural pela Universidade Anhembi Morumbi (2008). Professora e bailarina formada no Curso Técnico – Bailarina para Corpo de Baile, registrado pelo MEC (2004). Começou a trabalhar com Produção Cultural no ano de 2006 na Secretaria de Estado da Cultura pelo TD – Teatro de Dança e, por 10 anos, foi coordenadora de produção de vários projetos de artistas e companhias independentes do cenário da dança em São Paulo, contemplados por editais e leis de fomentos por meio da empresa Ação Cênica Produções Artísticas. É idealizadora e diretora do Portal MUD, fundado em 2014 e membro do CID – Conselho Internacional da Dança da UNESCO, tendo sido reconhecido pela ONU como ação inovadora de combate à Covid-19 no ano de 2020. Esta é uma plataforma que pensa e divulga a dança como arte, saber e profissão e pelo qual realizou mais de 10 projetos, com duas indicações ao Prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte (2016/17), além de ter recebido os prêmios Brasil Criativo (2016), Denilto Gomes (2015/18/20) e Aldir Blanc (2020).

CURSOS LIVRES E DE EXTENSÃO CULTURAL

Coordenação de Área

Adriana Celi

Gestora Cultural, pedagoga e coreógrafa. Mestra em Arte-Educação pelo IA UNESP, graduada em Educação Física pela FEFISA, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela FMU, Linguagens da Arte pela USP e Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona. Formada em Ballet Clássico pela Pássaro de Fogo tendo estudado também na Escola Municipal de Bailado de São Paulo. Atuou como Diretora de Cultura na Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri responsável pelos Departamentos de Oficinas Culturais e Ações de Fomento e Projetos de 2013 a 2016. Foi responsável pela elaboração e implantação dos Cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional em Artes (Cursos FIC). Foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Barueri, atuando como Coordenadora Geral do Processo de Elaboração do Plano Municipal de Cultura e a implementação do Sistema Municipal de Cultura no município. Atuou como diretora e coreógrafa da Oficina Cultural Contemporânea de Barueri de 2002 a 2016, hoje OCAC Cia de Dança. Atualmente é presidente executiva do Instituto Cultural Artevida.

Curadora

Cássia Navas

É professora, autora, pesquisadora e curadora. É graduada em direito pela USP (1981), doutora em dança e semiótica pela PUC -SP (1997), pós-doutora em artes pela ECA -USP (2002), especialista em gestão e políticas culturais pela Unesco – Université de Dijon / Ministère de la Culture France (1995). Atua como professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – Instituto de Artes/Unicamp, tendo sido professora convidada do Master Danse – Université de Paris 8. Autora de vários livros e artigos, foi pesquisadora do Idart/Secretaria Municipal de Cultura (SP), coordenadora da Rede Stagium e da Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo) e consultora do TD- Teatro e Dança (São Paulo, 2006-11). É curadora/ consultora de programas/projetos, como o Programa de Qualificação em Dança (São Paulo, 2015-21), Dança + Cidade (Sesc Pinheiros, SP/2015), Dancing: Inside Out (Frankfurt/2016), Plataforma Formação Estado da Dança (Piracicaba/2016), Seminários Ida-e-Volta, Dança: Brasil-França (France Danse Brésil 2016-17), CCSP – Centro Cultural São Paulo: Dança em Diálogo (2015-17) e Dança + Cidade, Modo Casa (Sesc Registro, 2020). Parte de sua produção compõe o site www.cassianavas.com.br e o canal YouTube Cássia Navas.

Curador

Enoque Santos

Enoque Santos é bailarino, coreógrafo e pesquisador. Representante da cultura brasileira, participa de projetos sociais e culturais de dança, arte-educação e dança afro. É integrante do Programa Dança Vocacional (artista orientador). Participou de diversos congressos nacionais e internacionais como Festival Internacional de Kizomba, Congresso Internacional Latino-Americano, Congresso Internacional de Dança e 4° AfroJoy Kizomba congresso Internacional. Frequentemente ministra oficinas de dança afro-brasileira, samba, danças folclóricas, danças populares e ancestralidade. Dirigiu diversos projetos de dança afro pelo Brasil e também em Berlim, Madri e Argentina. Liderou, criou e atuou em vários projetos de criação e de formação cultural e artística, com o objetivo de eternizar a cultura afrobrasileira, entre os jovens, crianças e adolescentes em projetos sociais, culturais e artísticos. Junto a Cia de Dança de Diadema participou da montagem do espetáculo Crendices Quem Disse. Em 2021 foi um dos professores do Corpo, Memória e Ancestralidade do Curso de Extensão da São Paulo Escola de Dança.

Curadora

Erika Novachi

Erika Novachi é um nome reconhecido no cenário do jazz dance brasileiro. Graduada em Educação Física é diretora residente do Galpão 1 Academia, de Indaiatuba. Como gestora foi secretária de Cultura da cidade de Indaiatuba por 21 anos. É professora e coreógrafa de Lyrical Jazz e bailarina. Atuou em companhias como o Grupo Raça e Companhia Dançar. Entre seus principais prêmios como coreógrafa destacam-se diversos primeiros lugares na categoria no Festival de Dança de Joinville, além de premiações em Nova York, no NYC Dance Alliance. É frequentemente convidada para ser jurada de mostras e competições de dança, tanto no Brasil, quanto no exterior. Sua companhia, Galpão 1, também transita como convidada em diversos eventos. Já ministrou aulas de lyrical jazz, na Broadway Dance Center, em Nova York, na Crossroads of Arts, em Los Angeles, na West London University, em Londres, entre outros. Em 2018 coreografou um trecho do concerto “Berstein 100”, para a São Paulo Companhia de Dança. É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil e integra o comitê artístico da São Paulo Escola de Dança desde a sua criação.

X