Perguntas Frequentes

Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos de Iniciação à Dança, que buscam introduzir as diferentes linguagens desta arte para adolescentes entre 13 e 17 anos; Cursos de Extensão Cultural, que buscam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, com ações que visam a promoção do acesso de jovens e adultos provenientes de contexto de baixa renda aos cursos regulares, o apoio aos aprendizes para inserção no mercado de trabalho e a promoção de intercâmbios culturais para complementação da formação profissional em dança dos aprendizes da Escola.

A Associação Pró-Dança (APD) foi criada em junho de 2009, tendo sido qualificada como organização social da cultura em 30 de outubro de 2009, conforme ato publicado no Diário Oficial nº. 204, de 31 de outubro de 2009, p. 01., para apoiar, incentivar, assistir, desenvolver, preservar e promover a cultura, a arte, a educação e a assistência social. Sua visão traduz-se na difusão da arte da dança, enriquecendo a vida cultural da comunidade e criando um sentido de pertencimento àqueles que dela se aproximam.

Em dezembro de 2009 assinou seu primeiro Contrato de Gestão (nº 38/2009) com o Governo do Estado de São Paulo para a gestão da São Paulo Companhia de Dança. Em dezembro de 2014 venceu, pela segunda vez, a concorrência para a gestão desse corpo artístico e assinou o Contrato de Gestão (nº 01/2014). Desde dezembro de 2019, deu início a novo Contrato de Gestão (nº 01/2019) com vigência até 2024 para gestão da São Paulo Companhia de Dança. E em 30 de dezembro do 2021, assinou um novo contrato para a gestão da São Paulo Escola de Dança, criada em 2021, por meio do Decreto Estadual nº 66.412 de 29 de dezembro de 2021.

A missão da Associação Pró-Dança incentiva e valoriza as experimentações e a busca pelo primoroso. Seu direcionamento estratégico abrange ações de aprimoramento contínuo alinhadas com seus objetivos, para promover a sinergia entre os recursos disponíveis – humanos, materiais, tecnológicos e financeiros e permite criar pontes entre as diferentes formas de expressão. Suas atividades visam um espírito democrático, traduzindo linguagens para torná-las mais disponíveis e assimiláveis, pois a instituição acredita no poder da abrangência, não da exclusividade.

Os Cursos Regulares são destinados para jovens a partir de 16 anos completos, com ensino médio completo ou em andamento, visando sua profissionalização em cinco diferentes áreas: Dança e Performance, Dramaturgia da Dança, Figurino para Dança, Multimídia para Dança e Produção e Gestão Cultural. A duração é de 2 (dois) anos, totalizando 1.600 horas por curso, dividida em módulos semestrais com aulas presenciais de segunda a sexta-feira (e em alguns sábados) com aulas teóricas, práticas, atividades curriculares extraclasses complementares denominados Territórios Culturais (eventos abertos à população, visita a museus, idas ao teatro, cinema, residência artística). Todos os cursos são 100% gratuitos com 30 vagas disponíveis por turma.

São cursos de iniciação à dança para jovens entre 13 e 17 anos, permitindo o acesso ao aprendizado desta linguagem artística à população em geral para alunos matriculados na rede regular de ensino. Eles são de caráter presencial e têm duração mínima de 2 semestres, com duas aulas semanais de duas horas cada nos seguintes estilos: Dança Clássica, Dança Contemporânea, Dança Criativa e Danças Urbanas.

Os Cursos de Extensão Cultural abordam temas que abarcam a história da dança, técnicas específicas de dança, conteúdos práticos e teóricos de iniciação à dança, atuação no mercado de trabalho, integração com outras linguagens artísticas ou áreas do conhecimento: filosofia, estética, comunicação, dentre outros. Cada curso tem carga horária mínima de 64 horas/aula e pode ser ofertado em formato presencial ou online.

Cada curso tem seu próprio edital, com regras e pré-requisitos específicos para cada um. Todos os editais são publicados no site da escola (www.spescoladedanca.org.br) e detalham o processo seletivo para cada um dos cursos.

Qualquer pessoa interessada em dança pode frequentar a Escola, mas há faixas etárias definidas para algumas atividades, como os Cursos de Iniciação à Dança, destinados a quem tem entre 13 e 17 anos e os Cursos Regulares e de Extensão que tem idade mínima de 16 anos completos.

Os Cursos Regulares são de caráter presencial e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira (e também em alguns sábados) na sede da Escola ou da Associação Pró-Dança/São Paulo Companhia de Dança. No segundo semestre de 2022, as aulas acontecem das 8h às 12h. E sim, é preciso frequentar as aulas todos os dias.

Os Cursos de Iniciação à Dança são de caráter presencial e contam com duas aulas semanais para cada modalidade, das 8h às 10h, em dias definidos a cada semestre. A presença também é necessária em ambas as aulas.

Os Cursos de Extensão Cultural têm formato presencial ou on-line em diferentes dias e horários a depender de cada atividade. No menu Cursos – Extensão Cultural são disponibilizadas as informações sobre cada um deles e nos editais você pode conhecer as regras de porcentagem de faltas e justificativas de cada curso.

Em 2022 apenas os Cursos de Extensão Cultural oferecem algumas aulas ou atividades de forma on-line.

Sim, quem cumprir a carga horária e os termos estipulados pelo edital de cada curso terá direito a certificado ao término das aulas.

Em todos os cursos, 50% das vagas disponíveis são destinadas a pessoas vindas de contexto de baixa renda ou situação de vulnerabilidade social e/ou relacional e 20% das vagas são voltadas a pessoas negras (pretas ou pardas) ou de origem indígena.

De forma a estimular a formação e a permanência de seus aprendizes, a Escola oferece por semestre até 75 bolsas de estudo no valor de R$ 2.600 às pessoas aprovadas no processo seletivo dos Cursos Regulares, que poderão pleitear o benefício em um processo seletivo específico.

A sede da Escola será no 3º andar do Complexo Júlio Prestes, no centro de São Paulo, que, atualmente, passa por um processo de readequação estrutural. No momento, as atividades presenciais acontecem na sede da Associação Pró-Dança/São Paulo Companhia de Dança (r. Três Rios, 363 – 1º andar – Bom Retiro, São Paulo/SP.

X