Sobre a Pró-Dança

A Associação Pró-Dança (APD) foi criada em junho de 2009, tendo sido qualificada como organização social da cultura em 30 de outubro de 2009, conforme ato publicado no Diário Oficial nº. 204, de 31 de outubro de 2009, p. 01., para apoiar, incentivar, assistir, desenvolver, preservar e promover a cultura, a arte, a educação e a assistência social. Sua visão traduz-se na difusão da arte da dança, enriquecendo a vida cultural da comunidade e criando um sentido de pertencimento àqueles que dela se aproximam.

Em dezembro de 2009 assinou seu primeiro Contrato de Gestão (nº 38/2009) com o Governo do Estado de São Paulo para a gestão da São Paulo Companhia de Dança. Em dezembro de 2014 venceu, pela segunda vez, a concorrência para a gestão desse corpo artístico e assinou o Contrato de Gestão (nº 01/2014). Desde dezembro de 2019, deu início a novo Contrato de Gestão (nº 01/2019) com vigência até 2024 para gestão da São Paulo Companhia de Dança. E em 30 de dezembro do 2021, assinou um novo contrato para a gestão da São Paulo Escola de Dança, criada em 2021, por meio do Decreto Estadual nº 66.412 de 29 de dezembro de 2021.

A missão da Associação Pró-Dança incentiva e valoriza as experimentações e a busca pelo primoroso. Seu direcionamento estratégico abrange ações de aprimoramento contínuo alinhadas com seus objetivos, para promover a sinergia entre os recursos disponíveis – humanos, materiais, tecnológicos e financeiros e permite criar pontes entre as diferentes formas de expressão. Suas atividades visam um espírito democrático, traduzindo linguagens para torná-las mais disponíveis e assimiláveis, pois a instituição acredita no poder da abrangência, não da exclusividade. A Pró-Dança teve como diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa (de junho de 2009 a abril de 2012); Inês Bogéa (de 2012 a março de 2022) e, atualmente, tem direção artística e educacional de Inês Bogéa.

A Associação Pró-Dança tem três Conselhos (Administração, Fiscal e Consultivo), formados por pessoas de notório saber em diferentes áreas do conhecimento e interessadas na produção, difusão e sustentação da dança. São membros do Conselho de Administração Rachel Coser (Presidente), Flavia Regina de Souza Oliveira (Vice-Presidente), Andrea Calabi, Celso Curi, Danilo Santos de Miranda, Dilma Souza Campos, Eduardo Toledo Mesquita, Elisa Marsiaj Gomes, Eugênia Gorini Esmeraldo, Fernando José de Almeida, Flávia Fortuneé de Picciotto Terpins, Gioconda Bordon, Letícia Forattini Martins, Luciano Cury, Maria Cristina Frias, Milton Coatti Filho, Priscilla Zogbi e Ricardo Uchoa Alves Lima.

 

Fazem parte do Conselho Fiscal: Helio Nogueira da Cruz (Presidente), Iside Maria Labate Maiolini Mesquita, José Carlos de Souza Santos e Eduarda Bueno (suplente). A Associação possui Conselho Consultivo formado por Rodolfo Villela Marino (Presidente), Anna Beatriz Galvão, Dolores Prades, Eric Alexander Klug, Flávia Kolchraiber, João Gabriel Pennacchi, Jorj Petru Kalman, José de Oliveira Costa, José Fernando Perez, Lygia da Veiga Pereira Carramaschi, Maria do Carmo Abreu Sodré Mineiro, Ricardo Campos Caiuby Ariani e Walter Appel.

 

São associados da Pró-Dança: Ana Grisanti de Moura, Arnaldo Vuolo, Debora Duboc Garcia, Eduardo Toledo Mesquita, Elisa Marsiaj Gomes, Eric Alexander Klug, Eugênia Gorini Esmeraldo, Fernando José de Almeida, Gioconda Bordon, Henri Philippe Reichstul, Inês Vieira Bogéa, Jorj Petru Kalman, José de Oliveira Costa, José Fernando Perez, Luca Baldovino, Luciano Cury, Lygia da Veiga Pereira Carramaschi, Maria do Carmo Abreu Sodré Mineiro, Rachel Coser, Ricardo Campos Caiuby Ariani, Ricardo Cavalieri Guimarães, Ricardo Uchoa Alves Lima, Rodolfo Villela Marino, Suzana Maria Salles França Pinto e Walter Appel.

X